PUB
PUB
Notícias
. em 27 de Junho de 2024 às 09:59
Luzzo introduz uma nova ementa no ano em que celebra o 10º aniversário: entrevista ao Chef Carlos Mateus

No ano em que celebra 10 anos, a Luzzo lançou dia 18 de junho uma nova ementa que promete surpreender os seus clientes. Fiel ao compromisso de oferecer qualidade e conforto acessíveis a todos, a Luzzo introduz um menu que representa o melhor da junção entre as raízes italianas e portuguesas.

No início do ano, as Pizzarias Luzzo uniram forças com o aclamado chef italiano Duillio Girotto e o talentoso chef executivo Carlos Mateus para redefinir as bases das suas pizzas. Utilizando farinhas italianas premium, ricas em fibras e fermentadas lentamente com massa mãe, esta mudança eleva as pizzas a um novo patamar de excelência, refletindo o compromisso da marca em trazer a perfeição na arte da culinária.

As Insalate foram praticamente todas renovadas, com novas opções como a salada de Bresaola, a de salmão fumado e a de camarão. Na categoria das Pastas, temos clássicos como a Lasagna Bolognese e o inovador Paccheri ai Gamberi, que combina a essência da cozinha portuguesa com a tradição italiana. As novas pizzas incluem opções como a Salami, Bella Bresaola e Colorata, uma deliciosa alternativa vegetariana, ampliando ainda mais o leque de sabores oferecidos pela Luzzo.

Inspirados pelas vibrantes praças italianas, os Pannuzzo são uma reinterpretação dos Pannozi italianos, perfeitos para partilhar um cocktail numa tarde de verão ou para um jantar especial. Esta nova categoria promete ser a estrela do verão, trazendo um toque de frescura e inovação ao menu.

As novas sobremesas são irresistíveis, incluindo a panacotta com doce de tomate, mousse al cioccolato, tiramisù e o exclusivo Pane D’oro com sorbet de tangerina, inspirado nas memórias de infância do chef Carlos Mateus. Para acompanhar, a nova carta de cocktails, criada em parceria com o barman Paulo Cardoso, oferece opções como Bella Mamma, Taran-cello e o Girotto Gin, cada um deles uma celebração de sabores vibrantes.

Entrevista ao Chef Carlos Mateus:

  1. Quais foram as principais inspirações para a criação desta nova ementa?

Chef Carlos: Mais do que inspirações, foram objetivos muito bem delineados, que nos permitissem surpreender os nossos clientes.Por um lado, quisemos trazer novos sabores e adicionar à nossa ementa alguns dos melhores produtos italianos que temos à disposição com a ‘Nduja e a Bresaola, por outro lado adicionámos mais cores vibrantes e conjugações únicas, mas sem nunca nos afastarmos daquela que é a nossa origem: a combinação perfeita entre a gastronomia italiana e a tradição portuguesa. Mais do que tudo, o que quis fazer com esta ementa foi criar uma história do início ao que levasse quem nos visita, numa verdadeira viagem gastronómica, repleta de criatividade.

 

  1. Como foi o processo de colaboração com o chef italiano Duillio Girotto na criação das novas bases de pizza?

Chef Carlos : O chef Duillio Girotto tem um know how incrível de mais de 30 anos de experiência e uma humildade acima da média o que tornou possível uma grande sinergia entre nós e assim o desenvolvimento de um produto final do qual nos orgulhamos. As novas massas de pizza da Luzzo, criadas com as indicações do chef Duillio, e com recurso a técnicas específicas de confeção, permitiram-me acrescentar valor a essa identidade de marca através da combinação de ingredientes únicos.

 

  1. Quais são as características que tornam as novas saladas e massas únicas?

Chef Carlos: Gosto muito da expressão únicas, mas na verdade o que tentámos fazer foi oferecer sabores que já nos são familiares e que pautaram as vivências de todos nós 😊 o que quisemos sempre foi criar uma ementa que fosse transversal aos vários momentos da vida dos nossos consumidores, seja com miúdos pequenos, seja num jantar de amigos.

 

  1. Quais foram os desafios na reformulação quase total das Insalate e das Pastas?

Chef Carlos: Essencialmente, enquanto grupo de franchisados que está disponível de norte a sul do país, o mais importante foi criar sabores que fossem apreciados desde Viana do Castelo a Tavira. Ainda neste sentido foi muito importante apostarmos na formação das nossas equipas. Somos 25 pizzarias Luzzo, com equipas multidisciplinares e heterogéneas, mas a trabalhar todas no sentido de oferecer os melhores pratos e experiências aos nossos clientes.

 

  1. Quais são os produtos italianos que utiliza nas receitas?

Chef Carlos: Mais importante do que referir a Bresaola ou o Salami Napoli que enquanto produtos italianos seria impensável não termos nesta nova ementa, queremos destacar produtos tão simples como a beringela. Não sendo um produto tipicamente italiano, é um produto que tem destaque na gastronomia italiana e que em Portugal não é tão reconhecido. Trouxemo-la para a nossa ementa por vários motivos: por ser um produto, por nos remeter a Itália, e sobretudo por uma questão de proximidade. São produtos que nos permitem ir diretamente ao mercado mais próximos e escolher o melhor para oferecer aos nossos clientes.

 

  1. Quais são as novidades que acrescentou no Antipasti?

Chef Carlos: A maior novidade é a ‘Nduja, um sabor diferente e ideal para aqueles que não têm medo de arriscar em produtos mais picantes. Juntámos este enchido tipicamente italiano à Burrata e criámos uma combinação picante e fresca ao mesmo tempo. Ainda nas antipasti também trouxemos de volta o Carpaccio, mas desta vez de Bresaola, como forma de destacar um produto que se encontra em toda a nossa nova ementa.

  1. Quais as sobremesas que destaca?

Chef Carlos: Tentámos reformular algumas sobremesas, mas sendo suspeito, há uma que do ponto de vista emocional me é muito querida, o nosso Pane D’oro. Estou ligado à cozinha desde pequeno, os meus pais tinham uma pastelaria e desde sempre vi o meu pai a fazer fatias douradas, e esta sobremesa surge daí. Por um lado, aproveitar produtos que temos em loja para dar alguma sustentabilidade ao menu e por outro oferecer aos nossos clientes sabores que lhes são tão familiares como a mim e que nos remontam para o verdadeiro sabor a casa.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção